OBJETIVO
Desenvolver a expressão oral ampliando recursos sociais; desenvolver a habilidade de observação e compreensão de inferências tanto em figuras quanto em textos. Além disso, com a interação, estaremos promovendo a ampliação do vocabulário, a possibilidade de fazer antecipações, prever causa e consequência, desenvolver flexibilidade, entre outros.
COMO TRABALHAR
Muito importante a mediação do terapeuta, pois é uma atividade dialógica e dinâmica a partir da intervenção. Oferecer as dicas de acordo com o grau de dificuldade do aprendiz, aumentar gradativamente a exigência.
A sequência previamente sugerida é:
01_Continue o Bate Papo: apresentamos uma figura e o início de um diálogo relacionado. Mediador e aprendiz devem continuar a conversa.
02_Inicie o Bate Papo: apresentamos uma figura e o aprendiz deve iniciar uma conversa relacionada à figura, assumindo um dos personagens. De acordo com as dificuldades do aprendiz ou aos objetivos pretendidos, explorar a figura anteriormente. Converse sobre ela, estimule o aprendiz a descrevê-la imaginando uma situação, promover o desenvolvimento de inferências e causa consequência.
03_Adivinhe onde Bate Papo: A partir de um diálogo, o aprendiz deverá inferir onde ele acontece. Se perceber direto, o mediador deve solicitar que destaque qual foi a parte do diálogo que fez referência ao lugar, quais foram as dicas que levaram-no a esta conclusão. Há ainda a possibilidade de o aprendiz solicitar as dicas. Então, as partes do texto com informações referentes ao lugar são destacadas. Juntos, mediador e aprendiz, devem discutir os trechos em destaque e pensar sobre as possibilidades.
04_Elaborando perguntas Bate Papo: apresentamos uma figura de cenas do cotidiano e serão “sorteadas” as questões: Quem? Onde? Quando? O que? Por quê? Como? O aprendiz deve formular uma pergunta com a palavra sorteada e assim sucessivamente. Sugerimos a troca de papéis, aprendiz sorteia uma questão, formula a pergunta para o mediador e depois é a vez do mediador sortear e formular.
FAIXA ETÃRIA
adolescentes e adultos.
COMENTÃRIOS
A partir desta ideia pode-se propor o desenvolvimento de diálogos escritos. Outra experiência possível e produtiva é buscar novas figuras em revistas, na internet e fotos pessoais e trabalhar da mesma forma.
OBSERVAÇÕES INTERESSANTES: reforçamos que a intervenção do mediador é importantíssima para a exploração da atividade de forma dinâmica, possibilitando inclusive novas formas de interação.